Mercado

Coberturas em alta

Procura pelo andar mais alto das edificações aumenta em Salvador

terça-feira, 19 de junho de 2012

Com ou sem vista para o mar, coberturas têm a preferência

Jorge Gauthier

Viver nas alturas, e de preferência, de frente para o mar. Adicione a isso a exclusividade de ter espaço de sobra. Com a alta do mercado de imóveis de alto luxo em Salvador, crescem as opções de morar em coberturas, que oferecem cada vez mais itens para ampliar o já confortável ambiente no último andar dos edifícios.

Editor executivo da revista de moda alemã Grazia, o baiano Paulo Henrique Baruch Lima Ferreira Dahm, 24 anos, adquiriu recentemente uma cobertura triplex de frente para o mar da Barra. O espaço do imóvel é amplo e a vista agrega valor ao imóvel e também qualidade de vida.

“Eu sou privilegiado em acordar ao som do mar. Uma dádiva dos Céus. Por isso, juntei dois fatores que causam uma indecorosa alegria em minha vida: o privilégio da vista mar em um imóvel mais colonial”, destaca.

Henrique não é o único. O médico Sérgio Passos Presidio, 44 anos também decidiu fixar moradia em uma ampla cobertura com quatro quartos  no empreendimento em construção Mirador Morro Ipiranga  com vista total para o mar da Barra.

“A idéia é fazer uma escolha de um imóvel definitivo, pensando a médio e longo prazo, que contemplasse as necessidades de minha esposa e mais três filhos e as minhas necessidades”. Antonio Luis Limoeiro, sócio-diretor da Salinas,  empresa responsável pelo residencial Saint Michel, que tem coberturas com até 558 m², explica que o comprador de coberturas privilegia também a parte interna dos imóveis.

Lazer

“Os compradores de uma cobertura normalmente são  empresários, executivos ou profissionais liberais, pessoas bem-sucedidas que são referência na sua área de atuação. É um público que costuma usufruir do lazer em casa,  a convivência familiar e gosta de receber os amigos”.

Privacidade

Fabiane Vivas, gerente de incorporação aa empresa Nova Dimensão, responsável pelo residencial Reserva Alto do Itaigara, explica que as pessoas que desejam morar em coberturas prezam pela privacidade, qualidade de vida, mais espaço e conforto. “Isto porque o tamanho dos cômodos é, em geral, bem maior que os apartamentos padrão, além disso, no caso especifico do Reserva Alto do Itaigara este conta com uma estrutura de lazer privativa com piscina, deck, banheira de hidromassagem e varanda gourmet”, explica.

Devido ao tamanho e infra-estrutura privativa integrada o quem mora em uma cobertura tem a sensação de que reside em uma casa, mas com as vantagens de estar inserido na lógica de um condomínio. “Tem todas as vantagens do edifício: segurança e manutenção mais barata, além de ser dentro da cidade”, explica Fabiane Vivas.

Rodrigo Dratovsky, da Via Célere, empresa que constrói o Essencial Flex House na Pituba, com quatro coberturas, explica que nesse tipo de moradia os proprietários se dão o luxo de cultivar seus hobbies, sem comprometer o bom andamento da residência, criando um ambiente moderno e aconchegante, com o perfil do proprietário.

Linear ou triplex, o que não falta é opção

O Mont Saint Michel, lançamento da Salinas Empreendimentos, tem apenas um apartamento de cobertura com 558 metros quadrado. O pavimento de cobertura tem vista de  360º para o Jardim Atlântica, um dos pontos mais altos do bairro Ondina. De qualquer ângulo do edifício, o morador terá um panorama amplo de Salvador para os bairros da Barra, Ondina e Horto Florestal. O empreendimento está previsto para ser entregue em julho de 2014 . A cobertura custa R$ 3.776.194,00.

Outro empreendimento em construção que possui cobertura é o  Mirador Morro Ipiranga, da Petram com a João Fortes Engenharia. A cobertura custa em torno de 3 milhões. Idealizado pelo premiado arquiteto Sidney Quintela, o empreendimento se destaca pela localização privilegiada no alto do Morro Ipiranga, com vista mar para o Farol da Barra e o Cristo, cartões postais da cidade.  Orientados para o nascente, os apartamentos possuirão circulação cruzada de ar e varanda gourmet integrada ao living. A entrega está prevista para fevereiro de 2013.

A cobertura do Essencial Flex House, na Pituba, da Via Célere,  é um duplex localizado acima de todos os prédios da região, tem uma privacidade singular, o que é muito valorizado por quem procura este tipo de moradia. Além da suíte e do quarto na parte inferior do duplex, na parte superior o proprietário terá uma suíte de mais de 15m2, além de sala, varanda coberta com bancada e pia (varanda gourmet) e terraço descoberto com solarium.

Após pesquisa, a construtora decidiu não construir coberturas com piscina. De acordo com estudo, potenciais compradores demonstraram a preferência por maior espaço livre, abrindo mão de uma piscina – até porque o condomínio tem essa opção de lazer. Os apartamentos custam R$ 731.864,65.

No Itaigara, dois empreendimentos com imóveis de cobertura estão sendo construídos: o Reserva Alto do Itaigara e o Neo Itaigara Life. O Reserva, da Nova Dimensão e Garcez Engenharia, tem quatro suítes e dependências. O Neo, da Baruffaldi, Lopes e da Concreta,  tem apartamentos duplex e coberturas horizontais com áreas privativas de 75,71m² a 166,24m² .

Fonte: http://www.correio24horas.com.br