Manutenção

Condomínio interditado

Moradores consideram laudo de engenheiro tendencioso e precipitado

segunda-feira, 16 de março de 2015

Moradores do Edifício Versailles querem novo laudo de condomínio

Moradores discordam sobre laudo que aponta 'falta de manutenção'.Desabamento de varanda matou duas pessoas e feriu uma terceira.

Os moradores do Edifício Versailles, que foi interditado após o desabamento de uma varanda matando duas pessoas, discordam do laudo apresentado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura Secção Ceará (Crea-CE). Segundo o advogado dos condôminos, Vítor Holanda, o laudo é “tendencioso e precipitado”.

O advogado afirma que a construtora do prédio contratou um engenheiro para verificar a causa do acidente.

“O laudo deveria ter sido feito pela própria construtora e a planta do edifício sequer foi consultada”, disse ele. Holanda afirma que o engenheiro contratado tinha “todo o interesse” em realizar um laudo favorável à construtora acusando falta de manutenção como a causa do comprometimento do condomínio.

Uma varanda do Edifício Versailles desabou por volta das 17h de do dia 2 de março, matou dois homens e feriu um terceiro gravemente. Os moradores deixam o prédio no mesmo dia. No dia seguinte, 3 de março, a Defesa Civil de Fortaleza comunicou que o prédio estaria interditado por tempo indeterminado.

A comissão formada por quatro engenheiros indicados pelo órgão e dois da construtora responsável pelo edifício, concluiu o laudo técnico da situação do prédio. De acordo com o estudo, a estrutura de sustentação da varanda estava ''totalmente oxidada por causa da ausência de manutenção preventiva na edificação''.

O advogado Vítor Holanda afirma que os condôminos vão fazer a “escora” da estrutura do prédio como solicitado pela Defesa Civil de Fortaleza. Mas, devem contratar uma outra empresa para realizar um novo estudo e colher amostras para um novo laudo.

“Na planta as varandas são menores e não existem jardineiras. Construíram algo diferente da planta” disse. Dependendo do resultado novo estudo, os proprietários dos apartamentos devem entrar, ou não, com ações legais.

Fonte: http://g1.globo.com/