O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Construção cuidadosa

Atenção é necessária na hora de avaliar os prestadores de serviço

quarta-feira, 21 de março de 2012
WhatsApp
LinkedIn

Cuidados antes de construir podem evitar tragédias, diz engenheiro em MT

Escolha do profissional é importante para garantia da obra. Atenção é necessária para que não ocorram desabamentos.
 

 

Na hora de reformar um prédio, síndicos e moradores devem escolher com atenção o profissional ou a empresa que irá realizar a obra. Os cuidados são necessários para que seja evitada uma tragédia, como a que ocorreu no Rio de Janeiro, em que três prédios desabaram matando 17 pessoas. O síndico de um edifício em Cuiabá, Ademyr Cesar Franco, conta que as propostas de orçamento foram avaliadas com cautela antes de ser iniciada a obra.
 
Segundo o engenheiro especialista em construção civil, Henrique Ely Gouveia, os cuidados devem ser tomados ainda no início do problema.
 
“Os riscos são vários, começam desde um desconforto, como as infiltrações e móveis estragando por causa de mofo, e vão até as mais sérias que podem afetar a estrutura, como a corrosão das ferragens”. Ele apontou que corrigir o problema com antecipação significa economia.
 
Conforme ele, reformas em prédios exigem atenção redobrada, porque uma obra mal executada pode trazer grandes prejuízos financeiros. “Não adianta você comprar um bom material se não tiver um bom profissional que saiba usar os produtos. Pode haver desperdício”, observou o engenheiro.
 
Outra consequência ainda mais grave é o risco para a vida dos moradores e por isso é importante o síndico contratar um profissional habilitado que certifique, através do Atestado de Responsabilidade Técnica, que a obra foi executada dentro dos padrões de segurança. “Caso venha ter algum problema, como um desabamento, o engenheiro é responsabilizado pelo caos”, acrescenta Gouveia.
 
O Atestado de Responsabilidade Técnica deve ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MT). O objetivo do documento é saber se o plano de combate a incêndio atende as normas.
 
De acordo com o diretor-adjunto de fiscalização do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Átila Wanderley da Silva, um fiscal vai até o local para verificar a situação, a fim de dar garantias de que o condomínio esteja em segurança. A falta da ART
pode acarretar em multas que variam de R$ 3,6 mil a R$ 36 mil e ainda a interdição do edifício

Fonte: http://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet