O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Segurança

Favoritos dos ladrões

Mapeamento em Goiânia mostra os bairros mais visados por bandidos

Publicado em: segunda-feira, 23 de setembro de 2013

 Bairros preferidos dos ladrões

Setores Bueno, Centro, Jardim Goiás e Universitário registram os maiores números de roubos e furtos de veículos na Capital. Nem os condomínios fechados, áreas de classe média alta, escapam da ação dos bandidos
 
Eles não dão trégua. Um ditado popular diz que “os ladrões não dormem no ponto”. Para os bandidos, qualquer hora do dia ou da noite o cenário é propício para o roubo e furto de veículos, em Goiânia. Basta dar uma saída pela cidade e os assaltantes estão por todos os bairros.
 
Até os condomínios fechados de classe média alta na Capital não escapam da ação dos bandidos. De acordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Goiás (SSPJ/GO) divulgadas ao Diário da Manhã, em 2012, quatro carros foram roubados dentro do Residencial Alphaville Flamboyant, na Região Sul de Goiânia.
 
Um veículo foi roubado também no Residencial Aldeia do Vale, na Região Leste da Capital. No Alphaville Flamboyant Residencial Araguaia, outro carro foi levado pelos assaltantes, e dois carros foram subtraídos do Condomínio Jardins Madri, na Região Sudoeste da cidade.
 
Mas no ano passado, das 4.341 ocorrências de roubo em Goiânia, 222 foram registradas no Setor Bueno. Essa estatística coloca o bairro em primeiro da lista com o maior número de carros roubados. Jardim América aparece em segundo lugar do ranking, com 191 veículos.
 
Na modalidade furto, das 2.511 ocorrências registradas no ano passado, 184 carros foram subtraídos no Centro da cidade. Em segundo lugar apareceu o Jardim Goiás, com 157 e em terceiro, Setor Bueno, com 114 veículos furtados.
 
De acordo com a SSP/GO, até janeiro deste ano houve mudança na ordem dos bairros com maiores índices de furtos em Goiânia. Jardim Goiás, Setor Bueno e Jardim Europa assumiram a liderança, enquanto os setores Universitário, Bueno e Oeste assumiram o ranking dos roubos.
 
QUADRILHAS
 
Em Goiás, a indústria de furto e roubo de veículos funciona por meio de um sistema criminoso muito bem organizado. Isso significa que existem quadrilhas especializadas subdivididas e com objetivos específicos de atuação.
 
De acordo o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRVA), Edson Carneiro, vários são os destinos dos carros subtraídos em Goiás. Entre os mais comuns estão a troca por drogas, desmanche, clonagem de placas em outros Estados brasileiros, principalmente no Mato Grosso do Sul, com destino ao Paraguai, e o uso para a prática de outros crimes, como assaltos.
 
Carneiro explica que no caso de Goiânia, parte significativa dos veículos subtraídos tem como autores os “noiados”, usuários de drogas que roubam ou furtam para retirar peças dos veículos, como rodas, aparelhos de som, estepes, além de outros acessórios. Logo depois, os ladrões abandonam os carros em locais públicos.
 
SHOPPINGs
 
A cobrança de estacionamento nos shoppings da Capital tem contribuído para o aumento de furto de veículos. Segundo o delegado da DRFRVA, Edson Carneiro, essa taxa faz com que muitos clientes deixem os carros estacionados do lado de fora do shopping enquanto vão ao local.
 
“Nesse período em que o cliente está passeando ou resolvendo outras coisas no shopping, os bandidos aproveitam e subtraem os carros. Essa modalidade de crime é mais comum na região do Jardim Goiás”, diz.
 
Carneiro explica que no Setor Universitário o número de roubos de carros aumentou em janeiro devido ao período de aulas. “Os estudantes vão para as faculdades e têm que estacionar por perto do local de aula. A maioria deixa na Praça Universitária, e quando volta se assusta porque o carro não está mais lá.”
 
No Setor Bueno, conforme o delegado, os furtos e roubos acontecem com mais frequência devido a quantidade de barzinhos e restaurantes na região, além da falta de cuidados dos motoristas.
 
“Muitos acionam o alarme distante do local onde o carro está parado, por isso, quando se aproximam do veículo os bandidos anunciam o assalto. Isso acontece muito nos casos de automóveis com chaves codificadas.”
 
Em Goiânia, o índice de recuperação de carros furtados ou roubados somente em janeiro foi de 101,55%. A Polícia Civil concluiu 107 inquéritos e prendeu 90 pessoas envolvidas nessas práticas criminosas. No mesmo período do ano passado, esse índice chegou a 76,01%, com 45 inquéritos enviados ao Poder Judiciário.
 
De acordo com o titular da DRFRVA, Edson Carneiro, a PC conta apenas com 30 agentes para fazer todo o trabalho de investigação no Estado. “O que dá para fazer, estamos fazendo.”
 
Perfil dos assaltantes
 
Matéria publicada na quinta-feira, 14, pelo Diário da Manhã mostrou o perfil dos ladrões de carros em Goiânia. Homens com idade entre 18 e 25 anos são os principais chefes de quadrilhas de furtos e roubos de veículos.
 
A reportagem apontou ainda que os dez principais criminosos listados pela Polícia Civil estão envolvidos com o tráfico de drogas, principalmente com o crack. Mesmo depois das prisões, esses bandidos conseguem voltar às ruas em consequência das leis brasileiras.

Fonte: http://www.dm.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...