Férias

Como preparar o condomínio para receber as crianças e evitar conflitos

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Férias escolares: como preparar o condomínio

Com o início do período das férias escolares, a criançada fica solta no condomínio.

Piscinas, parquinhos, quadras e outras áreas dão lugar às brincadeiras e tanta energia acumulada para gastar em espaços às vezes muito restritos pode terminar causando incômodo aos outros moradores. Sabendo disso, alguns síndicos e administradores fazem uma preparação especial para o mês de férias.

Quem tem o papel de colocar ordem nas brincadeiras e manter a harmonia no edifício Flening, no bairro da Jaqueira, é o síndico Luciano Ramos.

Ele acredita que conversar e se unir aos pequenos é o segredo para evitar sujeira e quebra-quebra no prédio.

“Sempre elegemos um síndico mirim. O eleito fica responsável pelos cuidados com o prédio e sempre dá certo”, comentou Ramos.

O administrador também alertou que o cuidado dos pais é fundamental.

“É importante que os pais instruam seus filhos sobre os cuidados e perigos no condomínios”, completou.

Porém, alguns passos podem ser seguidos para que síndicos, pais e crianças possam conviver nesse período sem confusão.

“Colocar as regras nos quadros de avisos é importante para que as crianças saibam o que pode ou não ser feito”, disse o gerente da Marvan, administradora de condomínios, Rogério Camello.

O gestor ainda destacou a importância do suporte dos funcionários. “Ter toda equipe de prontidão é o caminho para manter as coisas em ordem”, afirmou.

Mas e se, mesmo com todo cuidado, uma vidraça aparece a quebrada, um carro arranhado ou os espaços ficam sujos? Quem é responsabilizado pelo prejuízo ou pela limpeza?

“As responsabilidades são dos responsáveis pelas crianças. O síndico leva a situação aos pais e eles devem arcar com os custos”, alertou a diretora da GDR administradora de condomínios, Fernanda Rocha.

A diretora também lembrou que os funcionários não têm responsabilidade alguma sobre as crianças.

“Os porteiros e zeladores não podem ser deslocados para outras funções. Claro que, se o funcionário observar algum procedimento errado, ele pode coibir ou até mesmo avisar aos responsáveis,” finalizou.

Outra questão que deve ser observada durante o período de férias escolares é o cuidado com acidentes.

É fundamental a manutenção dos espaços e a supervisão de um adulto durante as brincadeiras. Os pais mais ocupados podem optar por contratar empresas de recreação e até alugar brinquedos a mais.

“Supervisionar brinquedos e espaços de convivência é o primeiro passo para evitar acidentes”, aconselhou a síndica do edifício Mont Genebre, no bairro da Torre, onde moram 20 crianças.

Por fim, o que síndicos, administradores e pais de­vem guardar para manter uma convivência harmônica é o bom senso.

“Estabelecer os horários da diversão respeitando a convivência com os outros moradores é o segredo. Até porque ninguém quer proibir que as crianças se divirtam”, apontou o síndico Ramos.

Fonte: http://www.folhape.com.br/