O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Previsão orçamentária

Ter uma boa ideia de quanto se gastará ao longo do ano é fundamental

Publicado em: segunda-feira, 3 de abril de 2017

?Previsão orçamentária: o caminho para uma gestão condominial controlada

*Por Alessandre Nascimento

“Para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”, disse o gato para Alice no país das Maravilhas. Não muito longe dessa realidade, encontramos um tema muito importante e que tem muito a ver com uma gestão eficiente.

A previsão orçamentária é o caminho para manter o custo do condomínio equilibrado e controlado. Após implantada, se torna ferramenta essencial no planejamento financeiro anual do condomínio, um alicerce para uma administração prática e inteligente.

A previsão orçamentária se tornou muito importante na gestão do condomínio. O ideal é que seja feita anualmente para programar todas as despesas, reajustes e inflação do período.

Um dos seus objetivos é evitar surpresas aos moradores com valores não previstos em seus gastos domésticos, ajudando, inclusive, na redução da inadimplência.

Em alguns casos, e isso faz parte do processo todo, se tornam necessários pequenos ajustes no período em curso. Esses ajustes servirão de base para o orçamento do ano seguinte, tornando o orçamento mais assertivo para as previsões futuras.

O síndico é responsável pela previsão orçamentária do condomínio. Ele normalmente usa os gastos do ano anterior para ter uma base no  planejamento financeiro.

É muito interessante comparar a gestão do condomínio a uma empresa, pois desta forma fica mais fácil entender o quanto o condomínio precisa estar nas mãos de uma administração séria, segura e transparente.

Veja, assim como uma empresa precisa ter um orçamento anual, o condomínio também deve possuir a sua previsão orçamentária para visualizar e acompanhar para onde estão indo os recursos arrecadados.

Nos meses de novembro e dezembro, normalmente, o síndico deve providenciar a previsão de gastos do próximo ano para votação em assembleia.

Para fazer essa composição, o síndico deve possuir os dados de despesas com água, luz, folha de pagamento, seguro, manutenções, tributos e outras despesas necessárias à manutenção do condomínio.

Importante incluir nessa composição o fundo de reserva e um pequeno percentual para possíveis imprevistos, sendo o mais transparente e claro possível na apresentação aos moradores.

A previsão orçamentária nunca deve engessar a gestão do condomínio, pelo contrário, ela serve para que se trabalhe com tranquilidade e disponibilidade de numerário para a gestão financeira do condomínio.

Além disso, indica-se que se mantenha a gestão em dia, sem grandes estresses. A previsão orçamentária está prevista na maioria das convenções de condomínios e amparada pela Legislação Vigente.

*Diretor financeiro da BRCondos, maior rede de administradoras de condomínios do Brasil.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...