O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Síndico profissional

Gestor explica profissão e obrigações de um síndico profissional

Publicado em: sexta-feira, 21 de julho de 2017

Gestão eficiente

LENI BRAGA entrevista Alain Dezordi Ângelo, síndico profissional especializado em Gestão Eficiente de Condomínios e proprietário da Conceito Condomínios

Com apenas 27 anos Alain Dezordi Ângelo é síndico profissional especializado em Gestão Eficiente de Condomínios e proprietário da Conceito Condomínios onde administra com muita responsabilidade e comprometimento mais de 40 condomínios em Catanduva, São José do Rio Preto, São Paulo, Ribeirão Preto e Olímpia.

Afinal, Quais são as obrigações de um síndico?

A. São inúmeras… Representar, ativa e passivamente, praticar os atos necessários à defesa dos interesses comuns; cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno, convocar assembleias, diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem os condôminos, elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano; enfim, MUITAS!

Qual o principal requisito para ser um síndico de sucesso? Por quê?

A. Aptidão e paciência para lidar com as várias pessoas do caminho!! Rsrs…

Qual o principal desafio enfrentado pelo síndico?

A. Manter harmonioso o convívio entre os moradores, manter os funcionários motivados, gerir os atritos e problemas do dia a dia.

Quais as dificuldades enfrentadas no dia a dia?

A. Não vejo dificuldade no trabalho, e sim fora dele. Ao longo da minha carreira descobri muitas coisas erradas de ex-síndicos e ex-prestadores, e me tornei incômodo para algumas pessoas, as quais desviavam verbas e causavam prejuízos aos condomínios antes da minha contratação. Isto me fez colecionar algumas pessoas do contra. Hoje por exemplo, eu tenho medida cautelar que obriga algumas pessoas a manterem distância de mim devido ao número de ameaças.

Quais os principais hábitos e atitudes fundamentais para gerir condomínios com sucesso?

A. Organização. Todo e qualquer gestor precisa ser organizado, e, no condomínio não é diferente: o síndico precisa ser organizado para não se perder em meio a todos os documentos gerados pelo condomínio. É preciso saber onde está tudo, para não se perder na hora da prestação de contas.

Honestidade. O síndico irá tratar do dinheiro de todos os moradores do condomínio, por isso a honestidade é imprescindível para um trabalho de efeito. Não é raro ouvir relatos de síndicos que se aproveitam do cargo para enriquecer. A desonestidade é o principal motivo pelo qual condomínios brasileiros têm dificuldades de gestão, bem como acúmulo de dívidas, manutenção sem acompanhamento, desentendimentos entre vizinhos, e ter domínio em diluir várias outras situações atípicas que amiúde surgem.

Firmeza, atitude e persuasão. O síndico pode ter todas as qualidades necessárias para fazer uma boa gestão, mas se ele não for firme nas decisões, será muito difícil manter o equilíbrio. Além de apresentar os benefícios de qualquer nova aprovação, o síndico precisa convencer a maioria dos moradores de que aquilo, realmente é a melhor opção. E para isso, é fundamental firmeza e poder de convencimento.

Você é conhecido como o síndico prodígio, o mais premiado, inclusive acabou de receber o prêmio “Empresário do Ano”. Afinal, quantos prêmios ao longo da sua carreira já foram conquistados?

A. Diversos prêmios e me orgulho muito deles, e da minha carreira.

Prêmio Profissional do Ano (diversos artistas); Síndico Destaque Nacional; Prêmio Top Condomínios – Boas Práticas de Gestão; Prêmio Excelência e Qualidade (personalidades); Prêmio Águia Americana – Order of American Merit; Titulo de COMENDADOR do Estado de SP; Prêmio Top Of Quality Internacional; Prêmio Empresário do Ano (recebeu também Luiza Trajano do Magazine Luiza e o diretor da Nestle, não me lembro o nome); Prêmio Quality de Qualidade.

Esse ano ainda recebo outros 3 prêmios, por projetos de sustentabilidade, administração consciente, entre outros.

Como especialista neste mercado, como enxerga o cenário de condomínio para os próximos dez anos?

A. Vejo que o mercado é crescente nesse segmento, e a profissionalização do síndico está cada vez ganhando mais espaço. Talvez pela segurança que traz ao condomínio, uma gestão profissional, com seguros de responsabilidade, contratos, entre outros para garantir que o condomínio se direcione sempre em perfeito funcionamento.

Deixe aqui uma sugestão para aqueles que acabam de entrar no cargo: os chamados síndicos de primeira viagem…

A. Muita cautela, não vacilar em coisas erradas, agir com parcimônia, cuidar do patrimônio das pessoas para merecer mais e mais a credibilidade delas, afinal se você foi eleito é por que lhe deram um voto de confiança! É preciso merecê-lo !!!

Do mais, confira as dicas no meu blog www.asindico.com.br/blog

Fonte: oregional.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...