O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Terceirização

Condomínio deve escolher empresa com cuidado

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Vantagens de terceirizar

Ao terceirizar o serviço de limpeza de condomínios, os condôminos ganham qualidade de serviço, economia financeira e facilidade no gerenciamento, dentre outros benefícios

No universo dos condomínios, um dos pontos de constante atenção é a questão da limpeza, mercado que ocupa posição de destaque nacionalmente. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, o setor emprega 1.545.424 trabalhadores. A maior parte deles, 643.207 pessoas (41,6%), está na limpeza de prédios e condomínios.  

A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) realizou seu último levantamento mais detalhado, “A Força do Setor”, em 2012. O faturamento da área girou em torno de R$ 32 bilhões ao ano.

“Muitos condomínios sofrem bastante com o problema da limpeza. Isso os leva a procurar a terceirização das atividades. Uma das vantagens perceptíveis com a terceirização é a maior organização do trabalho, executado de maneira eficiente e com mais agilidade”, destaca Edson Arouche, Diretor Comercial do Grupo Servnac, que atua há 30 anos no mercado.

Economia

Por meio da terceirização, os condomínios ganham outros benefícios, como a economia de tempo com contratações – que passam a ser feitas pela empresa contratada. Além disso, todo o processo de treinamento profissional fica a cargo da terceirizada, o que, por sua vez, promove aumento de produtividade e economia de material utilizado.

“O treinamento do profissional da área de limpeza e higiene traz conhecimentos necessários para melhorar a performance na execução de sua função. Por meio dele, os profissionais estão aptos a escolher adequadamente os materiais e a melhor forma de executar o serviço”, completa o gestor da Servnac.

O gerenciamento dos funcionários também melhora, porque o síndico não tem de se preocupar com empregados faltosos, orientação sobre as funções a serem desempenhadas e toda a burocracia trabalhista. Em caso de faltas, as empresas têm plantonistas e também dispõem de folguistas, economizando com horas extras. A qualidade do serviço como um todo aumenta.

Com tantos benefícios, incluindo a possibilidade real de economia, a escolha pelas empresas prestadoras de serviço tem se mostrado uma boa alternativa.

“Nos custos anuais, quando se computa 13º, férias, gastos com uniformes, horas extras e outras verbas, em alguns casos, pode-se gastar menos com a terceirização. Outra economia diz respeito ao poder de negociação. A empresa possui mais facilidades na compra de fardamentos e uniformes, por exemplo, por comprar em quantidade. Outro resultado de economia ocorre na negociação do vale-alimentação”, argumenta Edson Arouche.

Alerta

Entretanto, como em todos os serviços, existem as boas e as más empresas. É preciso que o síndico e as demais pessoas que participarão da administração direta do condomínio pesquisem sobre as possíveis contratadas. Histórico, reputação e premiações são importantes critérios a serem considerados nesse momento.

“Infelizmente nem todas as empresas terceirizadas cumprem todas as obrigações. Por isso, é importante uma boa pesquisa de mercado para separar o joio do trigo. Assim, o síndico e seu condomínio poderão evitar dissabores. Na Servnac, cumprimos todos os nossos deveres, sempre pensando no bem-estar dos funcionários e dos clientes”, ressalta Edson Arouche.

Perfil

No mercado desde 1987, a Servnac oferece soluções em vigilância, rastreamento veicular, segurança pessoal, administração de condomínio, portaria 24 horas, terceirização de mão de obra, limpeza e conservação, escolta armada, segurança pessoal e privada, dentre outros serviços. É uma das líderes de mercado em vigilância no Ceará e bastante competitiva nas demais áreas.

“A companhia é caracterizada pelo foco na robustez e na excelência de cada solução e trabalho realizado, com investimentos constantes em tecnologia, treinamento, seleção de pessoal, melhorias técnicas e táticas. O pensamento é voltado ao crescimento, mas nunca esquecendo da missão de garantir o melhor para cada um dos clientes”, descreve Edson Arouche.

A empresa também investe em parcerias com órgãos governamentais ou não governamentais (ONGs) que possuam projetos e programas sociais que contribuam para o desenvolvimento das comunidades, proporcionando oportunidades, condição de vida e participação social. O grupo completa três décadas de atuação com a missão de proporcionar os melhores serviços para seus clientes, garantindo segurança e qualidade em tecnologia, por meio de sua mão de obra especializada e equipamentos eletrônicos.

Evolução

No que diz respeito às empresas prestadoras de serviço de limpeza, o segmento pode ser considerado bem jovem. Embora os prestadores de serviço e os fornecedores tradicionais atuem há muitos anos, até a década de 1970, a maioria dos condomínios, das empresas e das indústrias utilizava uma equipe de limpeza própria, nem sempre treinada com as técnicas adequadas e que nem sempre fazia uso de equipamentos e produtos profissionais.

O enxugamento da folha de pagamento passou a ser uma necessidade em diversos setores, e nos condomínios não foi diferente. A segmentação das atividades acaba auxiliando os síndicos a focarem no desenvolvimento de soluções que tenham mais urgência, como manutenção de áreas comuns. Segundo a Servnac, o setor de limpeza vem tendo aumento na quantidade de terceirizações.

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...