O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Amigo do idoso

Programa capacitou mais de mil profissionais no ano passado

Publicado em: quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Programa Porteiro Amigo do Idoso capacitou mais de mil profissionais em 2015

Pioneira e gratuita, iniciativa do Grupo Bradesco Seguros prepara profissionais para cuidado com público longevo
 
Nesta terça-feira, 16 de fevereiro, o Programa Porteiro Amigo do Idoso encerraa atual etapa, iniciada em março de 2015. No total, serão 50 turmase 600 horas de aula, totalizando 1.050 porteiros capacitadosao longo de 11 meses. Iniciativa do Grupo Bradesco Seguros,o programa capacita profissionais de portaria que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer soluções e cuidados adequados às suas necessidades.
 
As turmas acontecem no Rio de Janeiro - no bairro do Flamengo - e Santo André, de hoje (16) a quinta (18). Desde que foi lançado, em 2010, em Copacabana, bairro com maior concentração de idosos no país, o programa terá capacitado cerca de 1.700 porteiros.
 
Os porteiros foram apontados como "o melhor amigo do idoso", em pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 32 países, com 1.500 pessoas da terceira idade. A metodologia de ensino, desenvolvida pelo Senac RJ, inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.
 
Lançado há seis anos em Copacabana, no Rio de Janeiro, e dois anos mais tarde em São Paulo (bairro de Higienópolis), a iniciativa - pioneira e inteiramente gratuita - foi estendida, na fase que se encerra esta semana, a novos bairros do Rio de Janeiro -- Botafogo, Flamengo e Tijuca --, outros municípios do estado de São Paulo -- Campinas, Ribeirão Preto e Santo André --, e dois novos estados: Minas Gerais e Espírito Santo.
 
Com a extensão das aulas para novas cidades do país, o programa Porteiro Amigo do Idoso ganhou ainda mais projeção. Esse investimento faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar -- explica Eugênio Velasques.
 
A iniciativa se destaca em um cenário de envelhecimento acelerado. Segundo o último levantamento divulgado pelo IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2013), até 2050 a população de idosos no Brasil passará dos atuais 13% para 30%, o mesmo percentual do Japão.
 

O programa

 
O programa Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde idealizou o conceito Cidade Amiga do Idoso. Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.
 
Pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) com os participantes do curso revelou que 86% tiveram suas expectativas superadas, 92% avaliaram o programa como ótimo e 92% o recomendariam a outros profissionais.

Fonte: http://www.segs.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...