Morte em condomínio

Empresa no RJ será investigada sobre vazamento de gás

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Polícia apura responsabilidade de empresa de gás na morte de neta de Portinari

Jovem foi encontrada morta no banheiro de casa após um vazamento de gás

A Polícia Civil do Rio investiga a responsabilidade da CEG (Companhia Estadual de Gás) na morte da estudante Maria Cândida Portinari, de 16 anos, neta do pintor Cândido Portinari. Há uma semana, a jovem foi encontrada morta no banheiro de casa, em São Conrado, zona sul, após um vazamento de gás.

Os parentes suspeitam que o problema tenha ocorrido no aquecedor do chuveiro, cujo gás era armazenado em botijões. O titular da Delegacia da Gávea (15ª DP), Orlando Zaccone, quer saber por que a CEG ainda não havia instalado gás canalizado no Condomínio Povoado das Canoas.

— No caso desse condomínio, parece que havia inclusive uma solicitação, que nós vamos checar, feita à própria CEG no sentido de instalação do gás canalizado, que não havia no condomínio. Parece que a resposta foi que não havia viabilidade econômica. Então, é necessária que se questione muitas outras coisas e não somente uma viabilidade criminal, pessoal.

No Rio, uma lei estadual proíbe o uso de botijões de gás nas ruas onde o gás for canalizado desde 1976. Após a morte da garota, a CEG informou que a casa da família Portinari — uma construção bem antiga — não é cliente da empresa.

O laudo da perícia no imóvel deve ficar pronto em 30 dias. O delegado pretende ainda ouvir os familiares e o namorado de Maria Cândida.

A madrinha da garota, Christina Penna, conta que ela se preparava para ir ao cinema com namorado quando o pai, João Cândido Portinari Filho, a encontrou desacordada na banheira. João Candido chegou a pedir ajuda de um vizinho médico para tentar reanimá-la.

— O pai dela sentiu um cheiro forte de gás e foi verificar o que era. Ela era uma jovem alegre, linda, um anjo, muito ligada às coisas do tempo dela, com muitos amigos. Eles tinham acabado de voltar do Carnaval na Disney.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Maria Cândida estava viva quando os militares chegaram para socorrê-la no condomínio Povoado das Canoas. A jovem, no entanto, teve uma parada cardíaca e não resistiu

Fonte: http://noticias.r7.com/