Alexandre Furlan

Treinamento ideal

Ao implementar processo de reciclagem no condomínio, moradores e funcionários devem estar bem informados

27/09/13 02:34 - Atualizado há 10 anos

por Alexandre Furlan(*)

Pela minha experiência com Gestão de Resíduos predial, vejo que a grande maioria das pessoas querem fazer a reciclagem, porém por ser um tema muito novo, muitas pessoas não sabem como fazer a separação dos recicláveis, e não é um informativo de papel no elevador que vai explicar tudo.

O lixo é responsabilidade de todos. Portanto, é necessário um treinamento presencial com todos os envolvidos no processo, funcionários do condomínio, funcionárias domésticas e moradores.

Com os moradores é melhor aplicar no período noturno, visto que a maioria chega do trabalho ou dos estudos a partir das 19:00. Com as funcionárias domésticas e funcionários do condomínio, o treinamento é mais efetivo no período matutino.

O que informar no treinamento?

Seja objetivo, a maioria das pessoas já sabe que o lixo é um dos maiores problemas ambientais e precisa ser destinado corretamente. Foque em como fazer, e não no por quê.

Não é necessário fazer a separação em lixeiras coloridas já que 99,9 % das empresas, cooperativas ou até mesmo a prefeitura, que forem coletar no condomínio, coletarão todos recicláveis juntos e somente depois a cooperativa irá fazer a triagem mais detalhada por tipo de material. O modelo mais correto para a separação em condomínios são somente dois coletores, um para Recicláveise outro para Não recicláveis.

É necessário limpar os recicláveis sim: Os recicláveis são como qualquer outra matéria prima que irá ser vendida. Se sujar, ela desvaloriza. Outro motivo para fazer a limpeza é a higiene do processo. Lembre-se que esse reciclável será armazenado em seu prédio, e se contiver alimentos e outros rejeitos, irá atrair insetos e animais.

Tudo é reciclável, nem tudo é reciclado. A reciclagem é uma indústria, e varia muito de lugar para lugar. A embalagem longa vida (Tetrapak) é reciclável na cidade de São Paulo porque existe a tecnologia, porém em Londres não. Separe o que a empresa ou cooperativa irá coletar, não adianta levar em consideração o que a mídia diz, se adapte com sua realidade.

O isopor é um caso que a mídia, às vezes coloca que é um material reciclável, o que de fato é verdade. Porém, há pouquíssimos lugares que recebem esse material, então a probabilidade de ele ser reciclado é pequena.

Recicláveis.

Papel, Vidro, Metal, Plástico, Embalagem longa vida (Tetrapak).

Não recicláveis e orgânicos.

Resíduos infectantes, guardanapo, entulho, restos de comida, madeira, papel higiênico sujo e isopor.

(*) Alexandre Furlan Braz, graduado em bacharelado em Gestão ambiental pelo Centro Universitário Senac em 2009; Pós-Graduado pela faculdade ESPM em Gestão de projetos e liderança de equipes em 2012; Master em  conforto ambiental pela ong ANAB em 2010. Em 2009 fundou o Instituto Muda, empresa esta, que trabalha com gestão de resíduos em condomínios da cidade de São Paulo. Já ganhou 3 premiações internacionais e 2 nacionais e teve como resultados: a implementação da metodologia em diversos condomínios; conscientização e treinamento de mais 10.000 famílias, 30.000 pessoas; reciclagem de mais de 2.500 toneladas de material reciclável; geração de renda total de R$ 750.000,00 à 6 cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo beneficiando diretamente cerca de 100 famílias de cooperados e indiretamente, 400 pessoas. É colunista mensal no SíndicoNet