O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Convivência

Animais em condomínio

Conduta inadequada geralmente parte dos donos dos pets

terça-feira, 19 de agosto de 2014
WhatsApp
LinkedIn

Animais de estimação são alvo de reclamação em condomínios

Desleixo de donos de cães e gatos acaba irritando vizinhos. Multa para morador descuidado pode chegar a R$ 200.

Os animais de estimação são um dos problemas mais comuns entre vizinhos que moram em condomínio e apartamento. As principais reclamações são o mau cheiro e barulho. Em um condomínio no Parque Primavera, zona sul de São José dos Campos, moram quatro mil pessoas, divididas em 62 blocos. O condomínio supera a população de Arapeí, com 2.541 e de Areias, com 3839 e quase empata com Canas, com 7.22 pessoas.

Muitas brigas entre os moradores começam por problemas com animais, como a sujeira. "É o mau cheiro no apartamento porque as pessoas descem e não cuidam dos cachorros direito", disse a dona de casa Lurdes da Silva. Outra reclamação é o barulho. "De noite os cachorros começam a latir e a gente acorda. Tudo isso tem aqui dentro desse condomínio. O povo é sem educação", disse Nathanael Matias.

Multa

Quando há problemas e reclamações, quem resolve é Rita Cageano, a síndica do condomínio. "Tem alguns casos que o morador abriu a porta e o animal foi lá e fez xixi e cocô no tapete. Aí o reclamante chama a portaria, vai o ronda lá, tira foto e anexa o número dessa foto à reclamação. Quando o morador reclama, dá multa e a gente tem como provar", explica.

A síndica diz ainda que muita gente paga multa mas depois deixa acontecer novamente. "Tem, porque ele acha um absurdo receber uma notificação ou uma multa porque o cachorro dele saiu e fez xixi no tapete. E ele esquece que é ele que tem que tomar conta do animal."

Essa tensão entre os donos dos animais de estimação e os outros moradores é comum em muitos condomínios. "Pela prática e pela experiência, os grandes problemas são cano, construção, criança, cachorro", informa o Sindicato da Habitação (Secovi).

O Secovi informa ainda que o ideal é sempre começar pelo diálogo. "Começou pelo diálogo, não resolveu? Pode começar como árbitro. Não resolvendo nenhuma dessas quertões, aí pode ser uma questão até judicial. Pode aplicar as penalidades previstas no regulamento e aí depois se tudo isso não resolver aí tem que ir para o judicial mesmo...tudo o que poderia ter sido resolvido com uma conversa, com bom senso", afirmou.

A média de valor da multa em condomínios por problemas com necessidades dos animais é em média de R$ 200. E as regras de convivência são manter o animal longe da piscina, playground e do salão de festas, manter a carteira de vacinação do animal em dia, circular com o animal dentro do prédio com a coleira e se necessário, usar a focinheira para as raças maiores.

Fonte: http://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet