O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Retrospectiva 2020

Retrospectiva: os desafios que 2020 trouxe para os síndicos

Muito do que aconteceu neste ano deve servir de lição e nunca ser esquecido pelos síndicos

21/12/20 12:55 - Atualizado há 6 meses
WhatsApp
LinkedIn
Muito do que aconteceu neste ano deve servir de lição e nunca ser esquecido pelos síndicos

2020 vai ficar eternizado na memória de todos que viveram esse ano. A pandemia do coronavírus causou uma reviravolta no mundo inteiro, e é claro que os condomínios, como espelhos da sociedade, enfrentariam os reflexos disso tudo também.

Má notícia para os síndicos que, assim como os prefeitos de uma cidade, tiveram que, com braveza e muito jogo de cintura, comandar o barco em plena tempestade.

Muito do que aconteceu neste ano deve servir de lição e nunca ser esquecido. Vamos relembrar nesse retrospectiva de 2020, venha com a gente!

JANEIRO - Quando tudo seguia sua normalidade

janeiro

Com o coronavírus ainda distante do Brasil, as pautas discutidas neste mês miravam questões típicas do início de ano em condomínios, como assembleias, período de férias e combate à dengue, assim como assuntos que nunca saem de foco, entre eles, inadimplência, manutenção e segurança.

Além disso, até tivemos tempo para um conteúdo mais descontraído, com a matéria sobre o horóscopo do síndico

Principais matérias do mês

FEVEREIRO - Primeiros sinais 

fevereiro

Seguimos abordando as assembleias, mas já no início de fevereiro sobe o alerta da COVID-19 para o mercado condominial, com o caso suspeito de uma família que foi confinada em um apartamento no Rio de Janeiro após volta de viagem à China.

Principais matérias do mês

MARÇO - O mês que mudou nossas vidas 

março

Daqui por diante, a pandemia ganha força, tumultuando a vida de síndicos que não sabem como lidar com uma situação excepcional como esta.

Para apoiar o gestor nesse processo, em 29 de março, elaboramos a primeira matéria sobre medidas de prevenção ao coronavírus em condomínios.

As recomendações iniciais ainda eram básicas (isolamento social e limpeza), mas com o avanço da doença, nas semanas seguintes trouxemos temas mais profundos e específicos, como realização de assembleias, interdição das áreas de lazer, obras nas unidades e protocolos em caso de contaminação no condomínio.

No final do mês, elaboramos um e-book gratuito que até hoje serve de manual para o síndico e também um Guia com atualizações diárias sobre o assunto. 

Principais matérias do mês

ABRIL - Um novo mundo condominial começa a surgir 

abril

Após o primeiro mês de quarentena, governo e entidades ligadas ao setor condominial passam a se organizar para propor ações concretas de combate à crise sanitária. É um amparo para as tomadas de decisão dos síndicos. 

Neste contexto, o Senado aprova o PL 1.179/20 que trata das regras transitórias do Direito Privado durante a pandemia, cujo texto também contempla os condomínios. Além disso, explodem as denúncias de violência doméstica e os mais variados casos relacionados à COVID-19 e condomínios tomam o Judiciário

Principais matérias do mês

MAIO - Insegurança e risco de explosão da inadimplência 

maio

Momento extremamente crítico da pandemia, no qual muitas cidades e estados começam a decretar lockdown, causando efeitos diretos nos costumes dos moradores (cada vez mais adeptos de serviços digitais e do home office integral) e também no bolso deles.

Com restrições ao comércio e aumento das demissões, vemos síndicos preocupados com o possível aumento da inadimplência

Prorrogação de mandatos de síndicos cada vez mais frequentes na Justiça, aluguel de temporada com a proximidade das férias do meio do ano e obrigação do uso de máscara nas áreas comuns também são destaques.

Principais matérias do mês

JUNHO - Adaptação 

junho

Com a leve melhora no quadro de casos de algumas cidades, as prefeituras passaram a estudar a possibilidade de flexibilização da quarentena. Enquanto isso, o PL 1.179/2020 é sancionado e vira a Lei 14.010/20, autorizando a realização de assembleia virtual e prorrogando mandatos vencidos de síndicos

Também temos a publicação da nova norma de Inspeção Predial e o SíndicoNet lançando, neste mesmo mês, o curso Gestão de Manutenção Predial, com o engenheiro e professor Felipe Lima.

Principais matérias do mês

JULHO - Novas demandas ganham força 

julho

Após quase quatro meses vivenciando mudanças bruscas provocadas pelo coronavírus, os condomínios puderam analisar os resultados e identificar tendências (nossa pesquisa confirmou muita coisa, veja abaixo). 

Com boa parte das moradores em casa o tempo inteiro, a questão da convivência foi intensa, isso sem contar a busca por serviços de conveniência, como delivery, lavanderias compartilhadas, serviços a domicílio, etc. 

A crise do coronavírus também comprovou que gerir um condomínio não é coisa para amadores, e assim, percebemos o aumento da procura por síndicos profissionais.

Principais matérias do mês

AGOSTO - Flexibilização e violência doméstica 

agosto

A flexibilização da quarentena se confirma em diversos setores da economia e os condomínios acompanham esse movimento. Ainda assim, serviços que preservam a ideia de isolamento social, como e-commerce, delivery e correspondências, mantêm o ritmo acelerado, transformando a portaria em um verdadeiro hub logístico

Também notamos que conhecidos conflitos de convivência em condomínio se acentuam com a pandemia, provocando a atuação do Poder Legislativo.

Desde abril deste ano, 13 estados já sancionaram leis obrigando o síndico a denunciar casos de violência doméstica nos condomínios (RondôniaParanáCearáMinas GeraisRio Grande do NorteAcreMaranhãoBahiaRio de JaneiroRio Grande do SulMato GrossoMato Grosso do Sul e Amazonas). 

Principais matérias do mês

SETEMBRO - A vida segue 

setembro

Neste mês aconteceram duas mudanças importantes no calendário de obrigações dos condomínios: a implantação da fase 3 do eSocial ficou para 10 de maio de 2021 e a LGPD finalmente entra em vigor.

Enquanto isso, seguimos orientando os síndicos com assuntos que não podem parar, sobretudo, a manutenção predial.

Principais matérias do mês

OUTUBRO - Corrida por assembleias 

outubro

Lembram da Lei 14.010/20 que liberou as assembleias virtuais e prorrogou automaticamente o mandato dos síndicos por conta da pandemia? Pois é, sua vigência teve fim em 31/10, e muitos condomínios ainda não tinham regularizado essa situação, o que provocou um boom de reuniões ao final do mês.

Além disso, percebendo as inúmeras mudanças sofridas pelo mercado condominial, o SíndicoNet preparou um Workshop online e gratuito, para falar sobre os novos patamares de gestão condominial e ajudar o síndico a se aprimorar cada vez mais.

Principais matérias do mês

NOVEMBRO - Perto do fim? 

novembro

Com a pandemia aparentemente sob controle, neste mês abordamos temas que ajudassem o trabalho do síndico em meio a tantas mudanças e novas demandas. Em destaque, a matéria que tratamos da relação síndico, administradora e zelador -  o tripé que faz a diferença para o condomínio, sobretudo, em tempos de crise.

Também em novembro, realizamos a 3ª edição do Conexão SíndicoNet, até então agendada para março de 2020, mas que devido à pandemia, foi redesenhada editorial e logisticamente falando para acontecer em formato 100% digital. Ao final do mês, prestamos uma homenagem ao Dia do Síndico (30/11) produzindo este vídeo, assista aqui.

Principais matérias do mês

DEZEMBRO - A segunda onda 

dezembro

Aqui reforçamos que a pandemia não foi embora e os reflexos de uma flexibilização precoce se mostram preocupantes neste fim de ano, muito em função da proximidade das tradicionais festas de Natal e Ano Novo

Principais matérias do mês

Conteúdo SíndicoNet.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet